Infertilidade

Conheça as principais causas e tratamentos

Você chegou ao lugar certo! Aqui você vai saber mais sobre as principais causas e tratamentos da infertilidade masculina e feminina. Para outras informações agende uma consulta na GESTAR.

Mas afinal o que é infertilidade e por que ela acontece?

Primeiramente não se desespere! Saiba que a infertilidade pode atingir homens e mulheres e ter causas distintas. Significa a incapacidade permanente ou temporária de conceber um filho e/ou manter a gravidez. É uma condição do sistema reprodutivo que impede a concepção e as vezes sem causa aparente. A boa notícia é que em muitos casos, é possível tratá-la com medicação, cirurgia e/ou por diversos procedimentos.

Quando a infertilidade é realmente diagnosticada e quando devo procurar ajuda?

A infertilidade só pode ser diagnosticada, de fato, por um médico especialista. Conte com a equipe da GESTAR para entender o seu caso. Você deve procurar acompanhamento quando não conseguir engravidar após um ano de relações sexuais freqüentes e sem qualquer tipo de método de contracepção durante este período.

Em caso de mulheres com mais de 35 anos, o período de tentativas de engravidar pode ser abreviado para seis meses.

Em geral, quando se enfrentam dificuldades para engravidar, homens e mulheres devem procurar ajuda profissional especializada. Conte conosco!

Mas o que causa a infertilidade?

O casal precisa ser consultado pela equipe da GESTAR pois as causas podem vir do aparelho reprodutor masculino ou feminino ou, até mesmo, um conjunto de fatores. Hoje há diversos testes que identificam a condição e suas causas. Você pode contar com conosco para avaliar e tentar reverter a situação.

Estima-se que mulheres ou homens podem apresentar 40% dos fatores que levam a infertilidade. Já 20% dos casos podem ser fatores combinados, ou seja, a associação dos fatores masculinos e femininos é mais comum do que se imagina.

INFERTILIDADE FEMININA

PRINCIPAIS MOTIVOS

Além de fatores prognósticos como idade, tempo de infertilidade e explicações populacionais como casamentos tardios e adiamento da maternidade, a infertilidade feminina pode estar relacionada a quatro causas principais:
1 - Causas ovarianas: policísticos, insuficiência ovariana prematura (ou menopausa precoce), hiperprolactinemia, idade da mulher;
2 - Causas tubárias e do canal endocervical: obstrução tubária, endometriose, infecções pélvicas, diminuição na produção de muco cervical;
3 - Causas ligadas à Fertilização: defeitos nos gametas;
4 - Causas ligadas à implantação do embrião: falhas hormonais, desenvolvimento inadequado do endométrio, infecções endometriais, sinéquias uterinas, malformações uterinas, miomas.
Agende sua Consulta

INFERTILIDADE MASCULINA

PRINCIPAIS MOTIVOS

1 - Diminuição do número de espermatozoides, conforme o homem fica mais velho;
2 - Pouca mobilidade dos espermatozoides;
3 - Espermatozoides anormais;
4 - Ausência da produção de espermatozoides;
5 - Vasectomia;
6 - Dificuldade na relação sexual;
7 - Doenças sexualmente transmissíveis ou infecciosas (DST, orquite, TBC);
8 - Trauma testicular;
9 - Criptorquidia;
10 - Varicocele;
11 - Diabetes mellitus;
12 - Caxumba;
13 - Doenças crônicas (insuficiência renal e hepática);
14 - Fibrose cística;
15 - Medicamentos / drogas;
Agende sua Consulta